Outubro Rosa: Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama

Imagem pela prevenção do cãncer de mama

O que é?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen the Cure.
período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Decteção Precoce

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A orientação atual é que a mulher faça a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, em um determinado período do mês, como preconizado nos anos 80. Essa mudança surgiu do fato de que, na prática, muitas mulheres com câncer de mama descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias e não por meio de uma prática sistemática de se autoexaminar, com método e periodicidade definidas.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).

A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença.

4 EXAMES PARA O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.
Os principais fatores são:

Comportamentais/Ambientais

Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

Hereditários/Genéticos

A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Animação sobre a capanha

Zezé Motta foi eleita Madrinha da capanha OUTUBRO ROSA 2022

Atriz de tamanho talento, tanto na interpretação, quanto na música, Zezé Motta foi convidada – e aceitou – para ser a madrinha da campanha “Outubro Rosa”, pela Fundação Laço Rosa. A artista subirá o Corcovado na noite desta terça-feira. 04 de outubro, com a Laço Rosa, ONG que tem como missão ajudar pacientes com câncer de mama e seus familiares a atravessarem os impactos do diagnóstico com otimismo e conhecimento.

Saiba mais aqui

Música da capanha contra o cancêr de mama

Fontes:

INCA
Instituto Nacional de Câncer
Biblioteca Virtual em Saúde
prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Detecção Precoce